terça-feira, 15 de maio de 2012

Ex-combatentes comemoram a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundia

Como ocorre todos os anos, os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), de Mossoró, que participaram da Segunda Guerra Mundial se reunirão para comemorar a participação deste importante episódio da história. O almoço de confraternização está agendado para terça-feira, ao meio-dia, na sede dos ex-combatentes.
No encontro, os ex-combatentes se reunirão com familiares e amigos para comemorar os 67 anos da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Na pauta das conversas, estarão as lembranças do campo de batalha e o orgulho de ter defendido a pátria. "Essa é uma data muito importante para nós", destaca o presidente da sede de ex-combatentes de Mossoró, José Maria Medeiros.
De acordo com ele, o dia 8 de maio ficará marcado para sempre na memória daqueles que hoje são parte viva da história. "Eu não fiz parte desse episódio, mas pai foi um dos soldados que participaram diretamente da guerra. De todo modo, tenho orgulho de contar essa história para meus filhos e faço questão de não deixar a data passar em branco", relata.
José Maria Medeiros conta que a Segunda Guerra Mundial teve a participação de 228 soldados mossoroenses, destes somente oito estiveram nos campos de batalha em solo italiano, e os demais foram combatentes no litoral do Estado, segundo informa o presidente da entidade.
A comemoração dos ex-combatentes refere-se ao episódio do dia 8 de maio de 1945, quando o mundo foi informado da rendição dos soldados nazifascistas nos campos de batalha da Itália, desse modo era decretado o fim da II Guerra Mundial. Nessa batalha, conforme os ex-combatentes, milhares de soldados da FEB tiveram grande importância nos campos de batalha. 
FONTE: O MOSSOROENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
XV BLOG DO STPM JOTA MARIA, COM A FINALIDADE DE DESTACAR ATRAVÉS DE 85 LINKS O PASSADO E O PRESENTE DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ-RN - TERRA DE SANTA LUZIA, EQUIPE: STPM JOTA MARIA- JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

ASSOCIAÇÃO DE EX-COMBATENTES DE MOSSORÓ

ASSOCIAÇÃO DE EX-COMBATENTES DE MOSSORÓ
A Associação dos Ex-Combatentes de Mossoró foi fundada em 20 de fevereiro de 1978, pelo senhor Aldenor Evangelista Nogueira, sendo o mesmo o criador do pequeno museu dos ex-combatentes. Após o falecimento do senhor Aldenor, ocorrido em 22 de abril de 2003, a Associação dos Ex-combatentes passou a ser dirigida pelo senhor José Maria de Medeiros, que emprestou o nome do seu pai, o ex-combatente João Medeiros (Marujo), à associação e ao museu.